sexta-feira, 20 de junho de 2008

FASE GOSPEL DO TIO BOB DYLAN


albany_2_ny_270480.jpg

Essa me pegou de surpresa o grande icone da musica folk britanica teve seu momento de “conversão” ao evangelho e lançou inclusive alguns trabalhos voltados para o mercado gospel não sei até que ponto a conversão foi verdadeira ou não mais isso pouco vem ao caso o Bob não vai deixar de ser o Bob e o evangelho não vai deixar de ser evangelho jamais.Robert Allen Zimmerman:
Nascido numa família de judeus emigrados do leste europeu, em Duluth, no estado norte-americano de Minnessota, em 1941, Dylan é um dos mais importantes artistas do século 20. Autor de clássicos como “Blowin’ in The Wind”, “Mr. Tambourine Man”, “Like a Rolling Stone”, “All Along The Watchtower”, “Lay Lady Lay” e “Knocking on Heaven’s Door”, sua influência nos rumos da música pop só é comparável à dos Beatles.A carreira de Bob Dylan foi marcada por mudanças constantes de direção, entre sucessos e equívocos. Sucederam-se o country-rock do final da década de 60 e início da seguinte, as megaturnês pop na metade dos 70 e uma volta à forma com os ótimos “Blood On The Tracks” (1975) e “Desire” (1976). Até que a espiritualidade, que já marcava sua obra, tomou proporções monumentais na criticada fase Cristã, entre “Slow Train Comming” (1978) e “Shot of Love” (1981), seguida por duas décadas de inconstância.

ConversãoApós seu divórcio em 1977, da esposa Sara Lownes, com quem era casado desde 1965, Dylan viveu uma grande crise pessoal, que refletiu-se em seu trabalho artístico. Depois de uma turnê mundial em 1978, em parte registrada no duplo ao vivo “At Budokan” (gravado no Japão), ele voltou-se para a música Gospel, após converter-se ao cristianismo e filiar-se a uma igreja. Foi o período mais controverso e polêmico de sua carreira, principalmente por Dylan afastar-se de seu repertório clássico e investir em canções com temática cristã. Nesta nova fase, surprendeu seus antigos fãs e se apróximou de músicos do segmento cristão, como Larry Norman[1], Chuck Girard[2] e Keith Green, em cujo álbum “So You Wanna Go Back to Egypt” chega a gravar uma participação com sua harmônica[3].Mais importante do que isso, motivado por sua nova espiritualidade, Dylan gravou três álbuns: “Slow Train Coming” (1979) considerado o mais inspirado dos três, deu a Dylan um Grammy de melhor vocal masculino, pela canção “Gotta Serve Somebody“. O segundo álbum, “Saved” (1980), teve uma recepção menos entusiasmada, embora na opinião de Kurt Loder da Rolling Stone este álbum fosse superior ao primeiro [4]. “Shot of Love” (1981) encerra a fase cristã de Dylan.

A despeito do intolerância das críticas à epoca do seu lançamento, em 2003, o conteúdo das músicas de “Gotta Serve Somebody” foi depurado, revisitado e redimido por nomes como Shirley Caesar, Helen Baylor, Chicago Mass Choir e outros representantes da música afro-americana, em “The Gospel Songs of Bob Dylan”, um CD que se desdobrou em indicação para o Grammy e em documentário (2006) sobre esta fase. O jornal International Herald Tribune declarava que a interpretação afro-americana levava a música de Dylan a um outro patamar[5].Com “Infidels”, de 1983, Dylan afasta-se da fé cristã, volta-se inesperadamente para as suas raízes judaicas e parece reencontrar certo richardavedoncentral_park_1965_.jpgequilíbrio artístico.

BIOGRAFIA COMPLETA

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bob_Dylan

http://musica.uol.com.br/ultnot/2007/05/23/ult89u7657.jhtm

LINK PARA BAIXAR O CD SLOW TRAIN COMING

folder.jpg
http://sharebee.com/6f147298
LINK PARA BAIXAR O CD THE SAVED

bob_dylan-saved-frontal.jpg
http://www.shareonall.com/BD.SVD_pihb_rar.htm
LINK PARA BAIXAR O CD SHOTH OF LOVE

b0000025o301_sclzzzzzzz_.jpg
http://sharebee.com/5bb2f78b

É ISSO AI VAMOS GOSPÉLIAR

OUVIR

CURTIR

E COMPARTILHAR

2 comentários:

Unknown disse...

Todos os links estão quebrados. Tem como arrumar. Valeu!!!

henrique disse...

Bob Dylan é americano e não britanico, como você disse no início do texto.